UM



Qualquer coisa que olhemos, para qualquer objeto que apontemos, de tudo diz-se que é...

...é o parque, é a pessoa, é a vida! Tudo é...

...mas você sabe o que é o "é"?

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Disciplina ou Liberdade?


  Disciplina e liberdade!

 Disciplina porque vivemos juntos e unidos em inexorável.
 Liberdade porque, nesta comunhão inescapável, cada ser é singular, único.

 Faça-se estas perguntas:
 Como eu tería liberdade de ação sem estar em comunhão com vocês, aos quais se destinam minhas ações tornando-as ações efetivamente? Havería alguma outra possibilidade para eu mostrar-me senão junto destes que, comigo, comungam da existência?
 Diante disto: como não realçar vocês nas minhas livres escolhas de ação se, justamente, é em vocês, os outros que são como eu, que minhas livres ações suritrão efeito e, portanto, serão efetivas?

 Logo, indissolúvel é a liberdade da disciplina e  a recíproca:  
  • Sem disciplina não temos liberdade, temos libertinagem, pois que sem equilibrada consideração dos outros nas ações de cada um, caótica e vil se torna esta nossa união existencial.
  • Sem liberdade aos indivíduos temos prisão e adestramento uns dos outros, uns pelos outros. O que, logo, leva nossa união à estagnação por não haver as incomparáveis manifestações de que, cada um de nós, é capaz.

 Liberdade necessita da disciplina, e disciplina possibilita a liberdade.
 Disciplina necessita da liberdade, e liberdade possibilita a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário